Concurso Cultural Dragões de Éter
Há algum tempo, leitores de “Dragões de Éter” começaram a criar suas próprias versões de histórias no universo de Nova Ether.
Popularmente, esse tipo de narrativa em que um leitor se baseia no universo de um autor para escrever suas próprias narrativas possui o termo fan fiction (ficção de fã).
Logo, os próprios leitores começaram a me cobrar uma espécie de “concurso” entre essas fanfics. Depois de ficar em dívida por um tempo, consegui enfim organizar algumas regras e geramos uma espécie de concurso cultural, que irá influenciar o próprio universo oficial de Nova Ether.
Recentemente, Fernanda Assis, do Viagem Literária, umas das 4 pessoas da blogosfera literária que convoquei para selecionar os textos, escreveu um post reproduzindo toda essa ideia e com as regras que havia escrito.
O post está reproduzido abaixo.
Qualquer pessoa pode participar seguindo as regras, e espero que possamos juntos continuar nossas histórias.
Sonhem conosco.
***
Concurso Cultural Dragões de Éter
>> quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Oi galera!
1. Podem concorrer quaisquer pessoas, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa;
2. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é livre. A única exigência é que o cenário se passe em Nova Ether;
3. Cada pessoa pode participar quantas vezes quiser e não é necessário o uso de pseudônimos;
5. O limite de cada conto fica em aproximadamente 6 a 7 páginas, dentro de 8 mil caracteres (sem espaços);
6. Para participar, os contos devem ser publicados em algum blog (quem não tem blog vai poder publicar no Nerd Escritor). O link dessa postagem deve ser colocado no tópico relacionado a isso na comunidade “Dragões de Éter” do Orkut;
7. As inscrições são gratuitas.
SELEÇÃO
1. Os resultados serão divulgados no dia 10 de abril de 2011;
2. Cada Comissão Julgadora será composta por 4 (quatro) nomes ligados à blogosfera literária, que selecionarão três finalistas;
3. Os três contos mais votados serão avaliados pelo autor do cenário, Raphael Draccon, que selecionará um vencedor;
4. As decisões das Comissões Julgadoras são irrecorríveis;
5. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.
PREMIAÇÃO
1. Os três finalistas terão uma videoconferência por skype com o autor Raphael Draccon, que ressaltará os pontos mais fracos e fortes de cada texto e escutará suas ideias e sugestões sobre o universo de Dragões de Éter;
2. Os 3 contos finalistas serão publicados no site de “Dragões de Éter”;
3. O personagem João Hanson, na cronologia oficial da história, no futuro se torna mentor de um escudeiro. Os membros da comunidade de “Dragões de Éter” irão criar toda a história desse personagem escudeiro. O vencedor do concurso será o moderador dessa construção, que dará a palavra final às sugestões;
4. Esse personagem terá uma autoria coletiva e será incluído na cronologia oficial de Nova Ether.
Ok Ítalo, obrigado pela informação, mas onde o blog entra nisso tudo?
Vocês viram que vai ter uma Comissão Julgadora, e a nossa querida Nanda vai ser um dos quatro jurados. \o/ . Que honra não?! Ela aceitou na hora, rá, estamos falando da Nanda! (rs) Os outros membros da Comissão Julgadora são:
* Raquel Santos a Kate do Conversando com Dragões.
* Laila Ribeiro do Sobre Livros.
* Gabriel Gunslinger do O Nerd Escritor.
Então é isso gente, espero que vocês participem e tenham muita sorte no concurso. Caso você não vá participar, mas quer dá uma olhada nas fanfics, acesse a comunidade de Dragões de Éter no Orkut, acesse aqui.
Espero que tenham gostado da dica. Mais uma vez BOA SORTE.
Comentários
uma resposta to “Concurso Cultural Dragões de Éter”
Escreva uma resposta
Rhapael, primeiro queria dizer que gostei muito de seu livro. Até agora só li Caçadores de Bruxas, mas em breve lerei os restantes. Gostei muito da maneira que escreve, muitas vezes tive a desagradável (mas divertida) impressão que você estava sussurrando em minha mente. Não que seja totalmente desagradável, mas ainda não tinha acontecido com outros autores. Concordo com muitas de suas opiniões literárias, principalmente aquela de que alguns autores, embora consagrados, sejam verdadeiros geradores de traumas em nossas crianças. Pois conheço muitos jovens traumatizados por eles nas escolas.
Mudando de assunto gostaria de lhe perguntar se você prefere escrever seus livros primeiro à mão ou no computador, quantas vezes você chega a passar a limpo seus textos? Tenho tentado escrever um livro e estou escrevendo à mão, mas sinto que é uma forma lenta e que terei problemas para passar a limpo. O que você acha sobre isso? Uma última coisa importante é sobre os prazos de seu concurso, até quando será o prazo de entrega? Desculpe-me se aqui não era o local de perguntar tudo isso. Obrigado.