Espiritos de Gelo no InfoEscola

Resenha de Ana Lucia Santana para o InfoEscola.

Link original aqui.

Enjoy.

***

Espíritos de Gelo

O leitor não deve esperar encontrar neste livro o universo fantástico que povoa a saga Dragões de Éter. Aqui o autor se dedica a retratar uma história demasiadamente real, narrada na primeira pessoa por um homem que, ao despertar, está preso no interior de uma banheira, desprovido de um rim e totalmente sem memórias.

Nesta trama que envolve sexualidade, medo extremo e uma violência incomum, o protagonista vai aos poucos resgatando suas lembranças em um momento de extrema pressão, pois um trio de roqueiros perversos o torturam até que ele conte tudo que o levou a este contexto dramático. Sob esta compulsão dolorosa ele vai despertando em sua mente flashes dos eventos que principiaram com sua tentativa de se matar e culminaram no ponto em que ele é encontrado por seus carrascos.

A trama flui em capítulos concisos, nos quais as memórias retornam, e em outros momentos destacam-se os diálogos entre o protagonista e os três desconhecidos. Se alguém espera encontrar passagens românticas neste livro, esqueça; elas são raras. O sexo domina tudo, principalmente quando o personagem principal passa a integrar um grupo clandestino que tem como objetivo exercitar ritos sexuais com finalidades espirituais.

Para quem está habituado ao Draccon de Dragões de Éter, esta nova narrativa pode realmente surpreender e escandalizar. Mais que isso, pode provocar uma reação negativa e discriminatória da parte do leitor. Esta atitude preconceituosa envolve a seita, bem como certo ceticismo do protagonista, que às vezes não consegue compreender o que está ocorrendo a sua volta.

O livro foi inicialmente publicado em Portugal, e agora está finalmente sendo lançado no Brasil. Mas quem não está disposto a se perturbar emocionalmente, como eu, não deve se iludir com a produção anterior de Draccon. O que se vê aqui é algo que beira o horror, com alusões também à obra de Dan Brown e até mesmo referências à criação mais recente de Paulo Coelho, Aleph.

Raphael Draccon nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1981, e sua trajetória profissional teve início quando ele tinha somente 16 anos; nesta ocasião ele atuou como digitador e redator de dois veículos de bairro. Ao completar 19 anos o autor iniciou sua graduação em cinema, especializando-se em escrita cinematográfica.

Ele conquistou, aos 20 anos, uma Menção Honrosa da American Screenwriter Association pela criação de seu primeiro roteiro de longa-metragem – In Your Hands, um drama de natureza sobrenatural -, criado quando ainda estava no primeiro ano da faculdade. Dois anos depois ele escreveu o primeiro volume da saga Dragões de Éter, antes mesmo de se graduar.

Comentários

Escreva uma resposta