Minhas mudanças e aventuras para 2014
Apenas hoje consegui parar para realmente escrever sobre a notícia de minha ida para a editora Rocco no ano que vem.
Não, eu não briguei com a Leya, na verdade amo essa empresa e as pessoas de lá e elas entenderam a minha decisão. Não, eu não “fui demitido”; pelo contrário, durante esse tempo, nós batemos todos os recordes possíveis. Do livro mais vendido ao recorde de um lançamento. Do show nas Bienais até o crescimento de 100% na Bienal do RJ desse ano e esse trabalho continuaria se ampliando.
A questão foi a seguinte: por mais que o trabalho como editor me ensinasse muito, contribuísse com o grupo e ajudasse a abrir portas, com o tempo ele começou a conflitar com a carreira de escritor. Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que tenho passado ultimamente muito mais tempo fora do que em casa, dentre compromissos e viagens. Para dar uma ideia, olhando a agenda aqui, só volto a ter um final de semana livre no Rio de Janeiro na segunda semana de dezembro (!)!
E o trabalho de editor, contudo, nunca termina. É preciso buscar novos títulos, consultar relatórios da empresa, conversar com autores, expor riscos aos superiores, pensar em estratégias de apresentação do livro, negociar com livreiros, reavaliar estratégias de livros que não funcionaram, avaliar novos trabalhos. É um trabalho intenso. A rotina me tomava o dia inteiro e passava a escrever entre 11 da noite e 4/5 da manhã. Algumas horas depois, já precisava estar de pé de novo ou para continuar a trabalhar no editorial (em dias de semana) ou para embarcar para eventos (em finais de semana). Havia dias em que dormia 3/4 horas e acordava de repente sem saber se estava em casa ou em um hotel.
Além disso, passei a ter contatos com produtores americanos de grandes estúdios, mas não havia como me dedicar a essas oportunidades não apenas pela parte criativa, como também pela parte logística. Seria humanamente impossível.
Logo, eu precisava escolher o que queria para mim no ano que vem.
E eu decidi.
Selo Fantasy
O selo Fantasy irá continuar e, mais, com todo o meu apoio. É um trabalho construído com muito detalhe e que hoje já anda sozinho.
Permaneço no cargo de coordenador editorial até o final do ano, e ainda iremos editar dois livros que tenho muita empolgação: “Wayne de Gotham” e “O Renegado”, da trilogia “Corações Valentes”. Além disso será lançado ainda a próxima HQ de “Guerra dos Tronos” e também continuo como curador da série “Wild Cards”, que logo terá o segundo livro lançado.
Por último, meus livros já publicados continuam na Leya, assim como meu carinho.
Rocco Jovens Leitores
A proposta do novo selo envolvendo a Rocco Jovens Leitores e a literatura fantástica nacional foi feita a mim e Carolina Munhóz, e permitia a possibilidade de projetar meus próximos anos já se me voltasse apenas aos futuros livros, além de alçar novos voos. Por ter vivido em uma época em que o autor nacional de literatura fantástica mal tinha voz ou relevância no grande mercado editorial, fico muito, muito feliz de ver o tratamento e a atenção possíveis hoje, dignos de autores internacionais do gênero.
A Rocco Jovens Leitores é um setor composto de um dos melhores catálogos de literatura fantástica do grande mercado e toda a sua equipe possui uma empolgação contagiante.
Além disso, voltar a me dedicar integralmente à carreira de escritor também me permite voltar a me dedicar ao mercado audiovisual. Por isso ficarei por um tempo na ponte aérea Rio de Janeiro – Los Angeles – New York, mas sem deixar de comparecer às feiras, Bienais e eventos em que encontramos leitores tão queridos de todo o país.
Amanhã embarco em férias merecidas para alguns lugares que sempre sonhei conhecer na Europa (bem, alguns deles envolvem pesquisa de campo, o que também é trabalho, mas continua divertido) e, da minha parte, só posso agradecer pelo apoio de tantos leitores que me trouxeram até aqui e dizer que o que está vindo está sendo construído com muita dedicação, paciência e suor. Espero que gostem do que virá por aí.
Como sempre, porém, queria aproveitar também para deixar meu sincero obrigado por manterem essa confiança que nos alimenta a cada dia. Esperamos continuar a ver a literatura fantástica nacional crescer nas livrarias, nas outras plataformas, em outros idiomas. Vê-la entreter, formar leitores, gerar reflexão.
Ver a literatura fantástica somar, não subtrair.
No final das contas, é esse o objetivo de todos nós: unirmos sonhos.
Obrigado por nos permitirem continuar a sonhar com vocês.
Comentários
15 respostas to “Minhas mudanças e aventuras para 2014”
Escreva uma resposta
Sucesso nessa “nova jornada”, muito me alegrou em saber que lerei mais títulos escritos por você. Que Papi do Céu ilumine sua mente e transborde-a de sonhos!!!!
“Estandartes” vai sair pela LeYa ou pela Rocco?
Estou torcendo. Eu mesma estava preocupada de talvez você não ter mais tempo para escrever.
Acredito nessa nova jornada! Boa sorte!
Cara, só resta lhe desejar muito Sucesso pois competência você tem de sobra e, também, segurar a curiosidade em ver seu próximo título pelo novo selo.
Sucesso, hoje e sempre.
Feliz DEMAIS por vocês! Parabéns! Que a Rocco traga ainda mais felicidade e realizações na carreira e na vida dos dois <3
Sou amiga, mas também sou super fã! HAHAHAH
Tenho certeza que você fez a melhor escolha!!!! Sucesso!!!!
Beijos
Meus parabéns, Raphael! Eu te acompanho já a algum tempo e vejo como tem estado ocupado com tantas atividades, sem falar nos podcasts e entrevistas para as quais ainda têm de conseguir tempo para responder. Acredito que essa mudança veio para seu bem físico e que contribuirá ainda para o seu bem estar mental que, espero eu, venha recheado de ideias que possam nos encantar tanto quanto Dragões de Éter cuja qualidade é adimirável.
Vai para Dinamarca?? Não sei pq, acho super a sua cara ><
( E seria ótimo para pesquisas de campo envolvendo os tempos Medievais. Tem um lugar onde pessoas vivem exatamente como na idade média por lá, sabia? Seria super interessante!! Estão, inclusive, construindo um castelo com os mesmo materiais e técnicas da Idade Média. Super show!!
Saber que o Raphael Draccon vai se dedicar mais como escritor é muito bom, porque significa mais livros ótimos a caminho! E estou feliz por sentir cheiro de um Dragões de Éter nas telonas.
Bah fiquei triste! Sério, eu te acho a cara do Fantasy. Uma pena! Mas, segue o baile, pois acredito que tens muita coisa boa pra lançar.
Abraço sincero!
Pelo que já vi você fazendo em Dragões de Éter, penso que é uma ótima escolha acertada. Não pelo selo que você irá carimbar suas obras, não pela “camisa que você deixará ou passará a vestir”. Mas sim pela sua opção de “o que vou fazer com este tempo minúsculo que me é dado neste negócio que eu chamo de vida”.
A vida é feita de escolhas não é mesmo? E quem somos nós para julgar as escolhas alheias?
Independente de qualquer coisa o que vale é ser feliz. Então desejo toda a felicidade do mundo e que você aproveite bastante esta nova “velha” etapa da vida.
Abração!
sinceramente eu estou torcendo por novos livros, você é um grande escritor, com certeza um dos meus preferidos.
É incrível como você sempre me contagia com a sua dedicação à escrita. Seu empenho se materializa em todas as suas conquistas que, tenho certeza, incentivam não só a mim, mas também a muitos outros que vão percorrer o caminho que você vem abrindo para nós. Muito obrigada, mesmo, por todo o trabalho que você está realizando! Todo sucesso do mundo para você (:
Seus livros trazem uma magia própria, e eu não encontrava nada igual desde HP… Cada livro que eu terminava me dava vontade de escrever um enorme texto para o autor, dizendo como eu me sentia… torço por você e por grandes produções cinematográficas para Dragões de Éter! Obrigada por criar este mundo tão maravilhoso que estará sempre lá para mim, quando eu precisar… ;D